JUVENTUDE E VOLUNTARIADO

Espaço J

O Espaço J é um espaço de e para as crianças e jovens alicerçado num ambiente informal e não formal. É um projeto cujo objetivo é o desenvolvimento saudável e integrado de competências pessoais, sociais e cognitivas dos jovens da Lousã que possibilitem a construção de projetos de vida pessoais e coletivos de forma autónoma, sendo a participação e a cidadania uma base essencial para a dinamização comunitária, cultural e social, a nível local, nacional e internacional.
É um projeto que visa contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, bem como para a formação, a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências, designadamente digitais, através das seguintes atividades medidas e atividades:

Medida I
Visa contribuir para o sucesso escolar, para a redução do absentismo e abandono escolar, bem como para a formação, a qualificação profissional e o desenvolvimento de competências, designadamente digitais: Laboratório Aprender | Forma TIC | Robótica| Web Apoio |Agir+ | Orienta-te| Bootcamp – Activa o teu futuro | Experimenta+ | Podcast J | Estúdio J

Medida III
O projeto visa contribuir, igualmente, para a promoção da saúde, da prática desportiva e da participação em atividades artísticas e culturais, bem como do desenvolvimento de outras atividades de educação não formal, permitindo o desenvolvimento pessoal e social dos/as participantes e o aprofundamento de direitos e deveres cívicos e comunitários, dinamizando atividades tais como: Carpe Diem | Ser + Sustentável | Criatividade ao rubro | Ser + Voluntári@ – Damas Participativas

O Espaço J resulta de um trabalho de parceria de entidades locais que se unem em consórcio, o que potencia uma diversidade de oportunidades de articulação de recursos essenciais ao trabalho na área social, concretamente na área da juventude.

Parceiros: Activar – Associação de Cooperação da Lousã; Câmara Municipal da Lousã; Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens; Status – Escola Profissional da Lousã; Agrupamento de Escolas da Lousã e Arauz – Associação de Jovens da Lousã.

Corpo Europeu de Solidariedade – Voluntariado Internacional

O Corpo Europeu de Solidariedade [CES] é um programa europeu que permite realizar um serviço de voluntariado a tempo inteiro, num país diferente do país de origem/residência, por um período que pode ir dos 6 aos 12 meses (existem também projetos a partir dos 2 meses, mas são menos comuns). Este tipo de experiências fomenta a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro serviço de aprendizagem intercultural para os jovens participantes e para as comunidades que os acolhem.

Objetivo: desenvolver a solidariedade e promover a cidadania ativa, o desenvolvimento de competências e a melhoria da perspetiva de empregabilidade facilitando a descoberta de novas culturas e o sentimento de pertença à Europa. Áreas: As áreas são tão diversificadas como as artes, cultura, juventude, desporto, apoio social, património cultural, proteção civil e do ambiente, cooperação e desenvolvimento local, entre outras.

Condições de participação: ter entre 17 e 30 anos, ter uma organização de envio e uma organização de acolhimento acreditadas, além da motivação, entusiasmo, criatividade, vontade de aprender, curiosidade e abertura aos outros.

Apoios: Viagem de ida e volta para o local onde se desenvolve o projeto; Alojamento e alimentação; Transportes do local de residência ao local de voluntariado, no país de destino; Pocket money (mesada para despesas pessoais); Formação on-line na língua do país de acolhimento e Seguro de saúde (complementar ao Cartão Europeu de Seguro de Doença).

Podes saber mais sobre o CES aqui

A Activar é uma organização de envio, acolhimento e coordenação acreditada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. Se tens interesse nestes projetos, fala connosco. No final, se o teu projeto for aprovado, é só fazer as malas e partir à aventura!

Campos de Trabalho Internacionais

Os Campos de Trabalho Internacionais (CTI) são programas de intercâmbio de jovens de diferentes países que participam em projetos de voluntariado numa comunidade local, por um período máximo de 15 dias, geralmente nos meses de verão.

Objetivo: desenvolver a solidariedade, promover o reconhecimento das diferentes identidades culturais e promover o desenvolvimento de uma comunidade local.

Áreas: durante um projeto desta natureza, os jovens podem trabalhar em áreas tão diversificadas como a arqueologia, intervenção sociocomunitária, restauro e valorização do património histórico-cultural ou ambiente.

Condições de participação: Jovens dos 18 aos 30 anos com motivação, entusiasmo, curiosidade e abertura aos outros e vontade de aprender e de realizar trabalho físico. Estes devem ter a capacidade de financiar a tua viagem para o país onde se realiza o Campo dado que não é uma despesa elegível.

A Activar organiza CTI na Lousã e faz também o acompanhamento de jovens que queiram participar em projetos fora de Portugal. É possível participar num projeto noutro país ou “ir para fora cá dentro”, inscrevendo-se num dos Campos da Activar e sendo embaixador(a) da região ao mesmo tempo que convivem com jovens de vários países.

Em Portugal, os CTI são geridos pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude. Para saber mais sobre este programa aqui.