O Corpo Europeu de Solidariedade [CES] é um programa europeu que permite realizar um serviço de voluntariado a tempo inteiro, num país diferente do país de origem/residência, por um período que pode ir dos 6 aos 12 meses (existem também projetos a partir dos 2 meses, mas são menos comuns). Este tipo de experiências fomenta a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro serviço de aprendizagem intercultural para os jovens participantes e para as comunidades que os acolhem.
Objetivo: desenvolver a solidariedade e promover a cidadania ativa, o desenvolvimento de competências e a melhoria da perspetiva de empregabilidade facilitando a descoberta de novas culturas e o sentimento de pertença à Europa. Áreas: As áreas são tão diversificadas como as artes, cultura, juventude, desporto, apoio social, património cultural, proteção civil e do ambiente, cooperação e desenvolvimento local, entre outras.
Condições de participação: ter entre 17 e 30 anos, ter uma organização de envio e uma organização de acolhimento acreditadas, além da motivação, entusiasmo, criatividade, vontade de aprender, curiosidade e abertura aos outros.
Apoios: Viagem de ida e volta para o local onde se desenvolve o projeto; Alojamento e alimentação; Transportes do local de residência ao local de voluntariado, no país de destino; Pocket money (mesada para despesas pessoais); Formação on-line na língua do país de acolhimento e Seguro de saúde (complementar ao Cartão Europeu de Seguro de Doença).
Podes saber mais sobre o CES aqui
A Activar é uma organização de envio, acolhimento e coordenação acreditada pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação. Se tens interesse nestes projetos, fala connosco. No final, se o teu projeto for aprovado, é só fazer as malas e partir à aventura!