O Karaté Lousã – Activar Desporto organizou no passado sábado dia 7 de Novembro de 2015 a I Jornada Marcial, fazendo um teste à sua capacidade de organização já que foi atribuído ao dojo da Lousã a organização de dois eventos de cariz Nacional, o Estágio Nacional de Inverno no final de Fevereiro e o Campeonato Nacional de Karaté Shukokai no início de Abril de 2016.
Estiverem presentes nesta Jornada Marcial cerca de 200 praticantes dos 3 aos 60 anos de idade das várias escolas do clube Karaté Coimbra (Karaté Poiares, Karaté Poiares/Telhado, Sport Club Conimbricense, Infantário Beija Flor, Colégio Rainha santa Isabel e Olivais FC).
Os trabalhos decorreram quase sem interrupção das 9:00 às 18:00, no Pavilhão Municipal da Lousã sendo os exercícios orientados para o treino de Kata.
(Kata 型ou Forma) é uma sequência de movimentos – técnicas de ataque e defesa, cujo objectivo é aprofundar o estudo da arte marcial e proporcionar experiência de luta. Também é conhecido por “balé da morte”.
Associado ainda ao evento o núcleo de pais organizou uma recolha de roupas e brinquedos “Karaté Solidário”, que foram entregues à Conferência Vicentina e à Associação Vida Abundante para posterior entrega a quem deles necessite.
Depois do treino intenso houve lugar para uma Formação de 2 horas de Introdução ao Suporte Básico de vida no Auditório da Biblioteca Municipal para os instrutores, alunos com mais de 14 anos e pais.
O Karaté Lousã – Activar Desporto agradece o empenho de todos os Karatecas presentes e a sabedoria transmitida pelos Senseis Ema Lopes e Filipe Fernandes.
Agradecemos também o apoio logístico da Câmara Municipal da Lousã, ao Clube Karaté Coimbra, Associação de pais do clube karaté Coimbra, a todos os praticantes do clube, seus familiares e amigos que colaboraram na logística deste evento. Ficam ainda os agradecimentos à colaboração no “Karaté solidário” de todos os karatecas e seus familiares que doaram roupas e brinquedos, bem como à Associação vida Abundante e Conferência Vicentina.
Por último agradecemos o apoio das seguintes empresas; Delta cafés; Louzanpel – Transformação Papel Lousã; Soluft – Comercialização e instalação de sistemas de aquecimento, Mirancalor -Fabrico e Comércio de Lareiras de Pedra, Lda e Lousamel-Coperativa de Apicultores da Lousã.