Damas: Jovens lousanenses conquistam ouro, prata e bronze no Campeonato Nacional

Louzandamas-Activar fecha época com vitória retumbante

Pódio_GeralLouzandamasCNacional2017

Realizou-se no Sábado, 16 de Dezembro, o Campeonato Nacional de Jovens 2017, em Castanheira de Pera, mais precisamente na sede do Sport Castanheira de Pera e Benfica, prova que marcou o final da época damística.

A competição foi organizada pela FPD (Federação Portuguesa de Damas), com o apoio das entidades locais, em sistema suíço de cinco sessões, e apurou paralelamente os campeões nacionais nos escalões de formação.

O Campeonato entrou para a derradeira jornada com um trio empatado na frente, com 3.5 pontos, composto por Afonso Sandinha, Bruno Fernandes e Eduardo Carvalho, seguido por Tiago Paiva e José Antão, ambos com 3 pontos.

No desempate, Afonso Sandinha levou a melhor e sagrou-se Campeão Nacional, como corolário de uma prova meritória polvilhada com alguns apontamentos técnicos de muito bom nível. Ao título de Campeão Nacional de 2015, Eduardo Carvalho junta agora o de Vice-campeão.

O pódio da prova foi totalmente pintado de azul, uma das cores da Activar, já que a primeira linha da Louzandamas-Activar conquistou ouro, prata e bronze, com uma particularidade: dos 15 pontos possíveis amealhou 13.

Afonso Sandinha garantiu assim o tri para a Louzandamas-Activar que desde 2015 domina a modalidade nos escalões de formação da FPD e, acompanhado pelos dois colegas, logrou igual classificação nos Iniciados, pelo que os títulos de Campeão e Vice-campeão Nacionais de Iniciados, viajaram para a Lousã juntamente com o de Vice-campeão Nacional de Juvenis, arrebatado por José Nunes Francisco que apenas se viu ultrapassado pelo Campeão Distrital de Coimbra.

A defenderem os azuis da Lousã estiveram também Daniel Cunha (Infantis) e Francisco Henriques (Juvenis), terminando ambos com 3 pontos