Turismo de Natureza

A Activar aposta no turismo de natureza como forma de valorizar o património da região no sentido de mais uma alavanca para o desenvolvimento local.

As paisagens deslumbrantes da Serra da Lousã, suas gentes e tradições constituem uma das maiores potencialidades do concelho e é, neste contexto, que a associação participa, em parceria com outras entidades, na dinamização de projetos de turismo de natureza com o objetivo de promover a Lousã e o seu património natural e cultural.

Neste sentido foi criada a Entre Gente – Cooperativa de Cultura, Turismo e Artesanato da Lousã que tem como objetivo potenciar o turismo na região centro nomeadamente através da organização de atividades de animação turística, dando a conhecer o património natural, histórico e cultural da região.

Oferecemos um serviço próximo das pessoas e a pensar no seu bem-estar, com respeito pelo meio ambiente e com todas as condições de segurança. Os nossos profissionais são qualificados para a prestação dos serviços que disponibilizamos e asseguram a comunicação com os nossos clientes em várias línguas: Inglês, Francês, Espanhol, Italiano e Alemão.

  • Percursos Pedestres
  • Rotas Temáticas
  • Passeios Todo o Terreno
  • Percursos BTT

 

  • Atividades Radicais
  • Observação de Fauna e Flora
  • Organização de Eventos
  • Workshops de confeção de produtos tradicionais e chá biológico
  • Percursos Interpretativos
  • Percursos Culturais
  • Team Building/Atividades Outdoor

 

‘Casa da Eira’ – Posto de Atendimento do Talasnal

 

A Casa da Eira funciona como  espaço de acolhimento aos turistas que visitem a aldeia do Talasnal e tem disponíveis um conjunto de serviços de apoio a pessoas e entidades que desenvolvam actividades na serra da Lousã e na região. ( ver regulamento)

Inaugurada em Setembro de 2015 a sua exploração por parte da Activar surge no seguimento de um protocolo entre a nossa instituição e a Câmara Municipal da Lousã.

A Activar assegura, aos fins-de-semana de Maio a Setembro, o funcionamento, do ponto de atendimento turístico do Talasnal na ‘Casa da Eira’. Este é um espaço de todos os que visitam a aldeia, uma das 27 aldeias da rede de Aldeias do Xisto, e que funciona como posto de atendimento ao turista, como um posto de venda de artesanato e uma pequena mercearia / esplanada da responsabilidade a Activar – Associação de Cooperação da Lousã.
Este espaço multifuncional acolhe ainda iniciativas culturais, sociais e educativas.

IMG_3100IMG_3104

IMG_3087    IMG_3111

 

‘Casa do Caminheiro’ – Antiga escola primária do Talasnal

 

O edifício, depois de recuperado e devidamente equipado, funciona como um espaço polivalente à realização de diferentes actividades. Workshops temáticos, ações de formação, actividades de outdoor, conferências e outro tipo de eventos enquadradas na temática da serra, organização de actividades culturais como música, teatro, pintura, escultura, dança, entre outras, terão lugar no espaço agora renovado.

A antiga escola primária funcionará ainda como ponto de apoio a atividades realizados na serra como caminhadas, BTT ou outras podendo eventualmente funcionar como alojamento de uma pessoa ou grupos. No âmbito do protocolo assinado com o Município da Lousã, a Activar é a entidade que ficará responsável pela gestão do edifício, situada na aldeia do Talasnal.

A aldeia do Talasnal faz parte da rede das ‘Aldeias do Xisto’ tendo atingido o auge de população residente em 1911, com 129 habitantes. Possuiu escola e dois lagares de azeite. A escola foi o orgulho da “população que se quotizou para a construir. Depois, quando ficou pronta, faltaram os professores, e, quando eles vieram, faltaram os alunos, até que, em 1975, foi encerrada quando apenas duas crianças a frequentavam”. Em 1981 já só existiam dois habitantes permanentes na aldeia.

IMG_6570         IMG_6537            IMG_6555           IMG_6569

 

Regulamento da Escola do Talasnal

 

Ficha de Requisição

Comments are closed