QUEM SOMOS

Activar – Associação de Cooperação da Lousã

Activar, criada na Lousã a 23 de fevereiro de 2000, é uma associação que intervém na comunidade desenvolvendo projetos de caráter social e cultural diversos, nas áreas da infância, juventude, desenvolvimento social, formação profissional, desporto e turismo de natureza.
É entidade formadora certificada pela DGERT (Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho) desde 2004 e tem o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social e Instituição de Utilidade Pública, desde 2010.
A cooperação e o trabalho em parceria têm sido um dos princípios presentes desde a sua criação, desde o local ao internacional.
Ao nível local, a associação faz parte das seguintes redes: Rede Social, Conselho Consultivo da Juventude e do Desporto, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e DUECEIRA.
No âmbito nacional e internacional, a Activar trabalha em parceria com diversas entidades e com alguns países europeus, estando envolvida em algumas plataformas de trabalho, no âmbito da juventude, turismo e formação profissional. É também associada da ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local).

A Nossa Missão


A Activar é uma associação que pretende promover o desenvolvimento local do concelho da Lousã de uma forma integrada, sustentável e em cooperação com outras entidades, numa perspetiva de melhoria da qualidade de vida da população. 

A Nossa Visão


Ser uma organização de referência no desenvolvimento local do concelho da Lousã valorizando a participação individual e coletiva dos cidadãos na vida da comunidade.

Os Nossos Princípios

Os princípios que orientam a intervenção da associação estão muito ligados com o trabalho em rede e em cooperação com as entidades locais com vista à promoção do desenvolvimento local da Lousã e da região.

princípios-activar