Dueceira

Associação de Desenvolvimento do Ceira e DueçaLogotipo_ELOZ DUECEIRA

Morada: Rua General Humberto Delgado, 21
3200-242 Lousã

Tel.: +351 239 995 268

E-mail: dueceira.eloz@mail.telepac.pt

Site: www.dueceira.pt

Coordenadora da equipa técnica: Maria do Céu Lopes

Território: Entre Lousã e Zêzere

Área: 1.114 Km2

Habitantes: 56.586 hab.

Densidade populacional: 50,7 hab./Km2

Entre Lousã e Zêzere

O território de intervenção do GAL ELOZ – Entre serra da Lousã e Zêzere identifica-se como zona rural e de montanha, coincidente com o espaço geográfico dominado pelo Maciço Central da Serra da Lousã, tendo a Norte a fronteira do Rio Mondego e delimitado a sul pelo entrecortado do Rio Zêzere. É composto pelos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrogão Grande e Vila Nova de Poiares.

A existência de recursos naturais e paisagísticos diversificados e de qualidade propiciam uma paisagem natural de distinção que é complementada pelo património construído de valor histórico, cultural e arquitetónico, com realce para a típica arquitetura serrana.

O xisto surge como recurso estimulador de afirmação cultural e elemento de referência na construção simbólica da imagem de marca “Serras de Xisto”.

Por um lado, o artesanato é uma presença marcante enquanto complemento de atividade e, por outro, os espaços silvestres encerram uma riqueza ambiental e de biodiversidade que contribuem para a multifuncionalidade do território traduzindo-se em atividades de lazer, recreio e produções alternativas (caça, pesca, mel, ervas aromáticas, cogumelos).

Dentro deste contexto, existem já produtos agroalimentares de qualidade reconhecida, dos quais se destaca o Mel da Serra da Lousã, produto local com Denominação de Origem Protegida (DOP), cuja composição é predominantemente de néctares da urze autóctone.

Comments are closed