Serviço Voluntário Europeu

O serviço voluntário europeu (SVE) permite aos jovens desenvolver, num período que pode ir até doze meses, uma ação de voluntariado num país diferente do seu país de residência. Este tipo de experiências fomenta a solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro serviço de aprendizagem intercultural. Para além do benefício para as comunidades locais, os voluntários adquirem novas competências e linguagens e descobrem outras culturas.

Objetivo: desenvolver a solidariedade e promover a cidadania ativa e a compreensão mútua entre jovens de toda a Europa.

Durante um projeto de SVE os jovens podem trabalhar em áreas tão diversificadas como as artes, cultura, juventude, desporto, apoio social, património cultural, proteção civil e do ambiente, cooperação e desenvolvimento local, entre outras.

Para participar deves ter: entre 17 e 30 anos, ter uma organização de envio, uma organização de acolhimento, ter motivação, entusiasmo, criatividade, vontade de aprender, curiosidade e abertura aos outros. No final se o teu projeto for aprovado, é só fazer as malas e partir à aventura. Fala connosco ou vai ao web site da Comissão Europeia e encontra organizações de envio e acolhimento: http://ec.europa.eu/youth/evs/aod/heid en.cfm

Comments are closed