DESENVOLVIMENTO SOCIAL

CLDS 4G “Lousã Ativa”

Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social tem a ambição de promover, de forma sistémica e em parceria, medidas de combate às situações de exclusão social, de forma a aumentar os níveis de coesão social do concelho.
Os Programas CLDS 4G têm como objetivos:

  1. Aumentar os níveis de coesão social dos concelhos objeto de intervenção dinamizando a alteração da sua situação socioterritorial;
  2. Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que em cada território evidenciam fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade;
  3. Potenciar a congregação de esforços entre o sector público e o privado na promoção e execução dos projetos através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências;
  4. Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.

Eixos de intervenção do CLDS 4G Lousã Ativa:

  • Eixo 2Intervenção Familiar e Parental, Preventiva da Pobreza Infantil: promover, de forma holística e em parceria, medidas de combate às situações de exclusão social, em particular à pobreza infantil.
  • Eixo 3Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa: diversificar a intervenção socioeducativa junto dos idosos de forma descentralizada e numa perspetiva de combate à solidão e isolamento através da promoção de iniciativas de caracter cultural.
  • Eixo 4 – Auxílio e Intervenção Emergencial às Populações Inseridas em Territórios Afetados por Calamidades e/ou Capacitação e Desenvolvimento Comunitários: aumentar os níveis de coesão social do concelho, ao promover a auto-organização e autonomia dos seus habitantes e ao facilitar o acesso das pessoas a serviços públicos de utilidade pública, reduzindo o isolamento e a exclusão social.