Espaço J faz apresentação pública dia 6 de Abril

O Espaço J- E6G é um dos projetos da Activar integrado no Programa Escolhas que foi aprovado em reunião do Júri, realizada nos dias 19 e 20 de Janeiro.

Em funcionamento desde o início de Março a equipa do Espaço J – Gabinete de Atendimento ao Jovem E6G vai fazer a apresentação pública do projeto dia 6 de Abril, pelas 16.30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro (Lousã).

O ‘Espaço J’ faz parte dos oitenta e oito projetos aprovados de inclusão social para crianças e jovens de contextos vulneráveis, dum total de mais de 240 candidaturas. Este projeto reúne um conjunto de ações dirigidas a crianças e jovens com idades dos 6 aos 24 anos. Pretendendo afirmar-se como um espaço de formação de crianças e jovens alicerçado num ambiente informal e não formal. Este projeto tem como objetivo promover a capacitação das crianças e jovens para o desenvolvimento autónomo de projetos pessoais e coletivos potenciando a participação dos destinatários na dinamização cultural, social, a nível local, nacional e internacional.

O ‘Escolhas’ vai atualmente na sua 6ª geração, a qual decorrerá até 31 de dezembro de 2018, financiando 90 projetos, 88 em território nacional e duas experiências internacionais, no Luxemburgo e Reino Unido, os quais poderão ser renovados anualmente até final de 2018.

Este será um momento importante para reforçar a pertinência e valor desta intervenção junto dos jovens com quem trabalhamos pelo que gostaríamos que cada uma das entidades parceiras se disponibilidade para intervir.

A moderação do evento será feita por uma jovem do projeto, Lara Moio.

Programa Escolhas

O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

Atualmente na sua 6ª geração, a qual decorrerá até 31 de dezembro de 2018, o Programa Escolhas (PE) irá financiar 90 projetos, 88 em território nacional e duas experiências internacionais, no Luxemburgo e Reino Unido, os quais poderão ser renovados anualmente até final de 2018. Paralelamente o Regulamento do Programa prevê que possam ser financiados novos projetos para os anos de 2017 e 2018, estimando-se que o número de projetos financiados possa chegar a 130 no final do ano de 2018.

Estima-se que os 90 projetos irão envolver no total dos três anos, cerca de 75.000 participantes, sendo que 22 situam-se na zona norte, 12 no Centro, 40 em Lisboa, 4 no Algarve, 7 no Alentejo, 3 projetos nas Regiões Autónomas e 2 projetos no território europeu, um no Luxemburgo e outro no Reino Unido.

Ao todo espalham-se por 54 concelhos do território nacional, mobilizando mais de 840 entidades parceiras entre municípios, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas, comissões de proteção de crianças e jovens em risco, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), associações de imigrantes, e instituições particulares de solidariedade social, entre outros.

Pretendendo-se cada vez mais apostar numa intervenção focalizada, uma outra alteração remete para o facto dos projetos apenas apresentarem propostas de intervenção em três medidas/áreas especificas, de forma a que o plano de ação a concretizar e a dinamizar possa ser o mais ajustado às necessidades e especificidades das comunidades locais. Será, igualmente de destacar o alargamento da faixa etária até aos 30 anos, possibilitando assim uma intervenção mais consistente em matéria de emprego e empregabilidade.

O Programa Escolhas é financiado pela Direção Geral de Educação e pelo Instituto da Segurança Social e conta com o co-financiamento do Fundo Social Europeu/Portugal 2020 e Programas Operacionais Regionais de Lisboa e Algarve.

Para mais informações podes aceder aos seguinte links:

www.facebook.com/espacoj.lousa

www.programaescolhas.pt/

Convite Institucional Espaço J apresentação pública 6 Abril